(19) 3804-2605 | 3804-2863

Produzido no Brasil - 100% Nacional

Aspectos Ambientais

Home Aspectos Ambientais

Para eliminação de patogênicos do lodo de esgoto

O lodo de esgoto é um resíduo rico em matéria orgânica gerado durante o tratamento das águas residuárias nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs).


A principal opção para reciclagem do lodo é o seu tratamento e a produção de biossólidos que pode ser usado como condicionador de solos agrícolas. Entretanto, a possível presença de poluentes como metais pesados, patógenos e compostos orgânicos persistentes (POP’s) são fatores que podem provocar impactos ambientais negativos.


Para os resíduos ausentes de metais pesados, a tecnologia de pirólise da SP - Pesquisa e Tecnologia possibilita a elimina completamente a presença de patógenos e POP’s resultando na produção do biochar para utilização agrícola. Na existência dos metais pesados, os mesmos ficarão concentrados no carvão gerado, possibilitando sua utilização adicionada ao concreto.

Comparado com a Compostagem

A compostagem é uma tecnologia amplamente utilizada em todo mundo para ciclagem de nutrientes que utiliza os princípios de ciclagem natural. As técnicas desenvolvidas podem levar meses para a produção final do composto. Em alguns casos, como a compostagem de resíduos oriundos de dejetos avícolas próximas as cidades, este tempo de compostagem poderá causar problemas ambientais graves para a população devido aos odores emitidos.


No caso da pirólise o tempo de residência é extremamente menor (aproximadamente uma hora) e não há geração de odores no momento do processo por ser um processo em condições sub-atmosféricas. O produto gerado no processo, biochar, vem sendo estudado, caso a caso, visando sua melhor aplicação.

Para Produção de Carvão Vegetal

É de conhecimento geral que grande parte do carvão utilizado na siderurgia nacional é proveniente de fontes nativas. Sabe-se que em muitas casos, as técnicas utilizadas para esta produção são consideradas arcaicas e de grande impacto ambiental e de saúde pública.


A tecnologia de produção de carvão da SP - Pesquisa e Tecnologia utiliza apenas os resíduos originados do reflorestamento e seu processamento é limpo e não gera resíduos.

Para Destinação de Pneus Inservíveis

A resolução do CONAMA Nº416 de 2009 define que a DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE PNEUS INSERVÍVEIS é um procedimento técnico em que os pneus são descaracterizados de sua forma inicial, e que seus elementos constituintes são reaproveitados, reciclados ou processados por outra(s) técnica(s) admitida(s) pelos órgãos ambientais competentes, observando a legislação vigente e normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais adversos.


Entre as tecnologias de destinação ambientalmente adequada praticadas pelas empresas destinadoras apresentadas no Relatório de Pneumáticos em 2012 (IBAMA/MMA) em consonância com a Resolução CONAMA n°416/09 a pirólise merece destaque e é descrita como:

Pirólise: Processo de decomposição térmica da borracha conduzido na ausência de oxigênio ou em condições em que a concentração de oxigênio é suficientemente baixa para não causar combustão, com geração de óleos, aço e negro de fumo.